Paginas

sábado, 28 de março de 2015

Poluição no rio Casca resulta em multa de 60 mil

Tanque de dejeto suíno
Em 27/02/2015, por volta de 16h30minh, atendendo denúncia de mortandade de peixes no rio Casca, no município de Jequeri, equipe do 2º Gp PM Mamb de Ponte Nova / 8º Pel MAT, esteve na zona rural de Jequeri, onde foi constatado o rompimento de parte do talude de um tanque escavado na terra, destinado ao armazenamento de dejetos / efluentes de suinocultura in natura, tendo os dejetos atingido o leito do rio Casca, causando morte de peixes nativos do rio, segundo informações de populares. No momento que a equipe chegou ao local, os dejetos já haviam escoado totalmente, não sendo possível avaliar a quantidade de peixes mortos, bem como, estava chovendo muito e anoitecia, fato que dificultou a fiscalização.
Em 01/03/2015, a equipe retornou ao local para avaliar a documentação do empreendimento (suinocultura), e avaliar os danos, sendo constatado que vazou aproximadamente 200m³ de dejetos. Quanto a documentação foi constatado que o empreendimento está em processo de licenciamento.Foram lavrados dois Autos de Infração administrativa com valar total de R$ 60.104,54, pela falta de licença ambiental e despejo de dejetos.

Em 10/03/2015, técnicos do Núcleo de Emergências Ambientais – NEA, da Secretária Estadual de Meio Ambiente, estiveram no local avaliando as condições do tanque der armazenamento dos dejetos e coletando amostras de efluentes de de água para análises.

0 comentários:

Postar um comentário

Receber Email

Assine para receber as atualizações mais recentes no seu Email Gratis. ;-)

Seu endereço de email é seguro com a gente!!